Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comarca de Palmeirópolis está 100% digital

    há 10 anos

    Os processos físicos estão sendo extintos do Poder Judiciário do Tocantins por meio de ações em prol da digitalização. Cumprindo Meta da Gestão 2013/2015 a Comarca de Palmeirópolis, município no extremo Sul do Estado, concluiu a digitalização e inserção do acervo físico restante no Sistema Eletrônico e-Proc. O trabalho foi iniciado pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, seguido pelo juiz Marcio Soares e concluído sob a coordenação da juíza titular Ana Paula Araújo Toríbio.

    O Cartório Criminal já estava 100% digitalizado desde outubro/2013, tendo sido digitalizados nesta última etapa 813 feitos do Cartório Cível. O trabalho foi executado, em regime de mutirão, pelos 10 servidores da Comarca com o auxílio de uma servidora cedida pela prefeitura de São Salvador. Para dinamizar os trabalhos de digitalização foram expedidas duas portarias definindo dois dias da semana para que os servidores pudessem digitalizar os feitos.

    Feliz com o trabalho dos servidores do Fórum, que vestiram a camisa em prol do cumprimento da meta, a juíza Titular Ana Paula Araújo Toríbio agradeceu a todos os colaboradores. “Foi um trabalho iniciado pelos colegas que me antecederam e continuado com muita dedicação pelos servidores, desde que sou titular desta comarca. O trabalho em mutirão nos fortaleceu como equipe, unindo-nos em prol da finalização da digitalização dos processos", afirma.

    A magistrada ainda falou sobre os avanços proporcionados pela virtualização de todo o acervo."A digitalização garante maior celeridade processual, economia de materiais e outros custos referentes a impressão, e, mais importante, assegura o acesso dos jurisdicionado aos autos, facilitando imensamente a comunicação processual e a manifestação dos Advogados nos processos”, reforçou a juíza Ana Paula Toríbio.

    As mudanças na rotina de trabalho também foram sentidas por todos os servidores. A escrivã do Cartório Cível, Nilvanir Leal, fala das mudanças e afirma que a era virtual trouxe uma nova realidade para a Comarca. "Com a digitalização o Judiciário Tocantinense renova em um todo, trazendo agilidade, eficácia e rapidez aos atos processuais. Podemos afirmar que toda esta transformação é uma vitória digna de muitos aplausos, na certeza que trará benefícios ao cidadão jurisdicionado que procura o judiciário Tocantinense”. Avanços ressaltados também pela escrivã Criminal, Ednilza de Souza, para ela “a celeridade processual é o ganho de tempo ao eliminar rotinas”.

    Ao se tornar 100% digital a Comarca de Palmeirópolis cumpre ainda a Portaria 2056, publicada no Diário da Justiça nº 3369, que determina às comarcas de 2ª entrância do Estado do Tocantins a digitalização integral de seu acervo físico ainda remanescente. O prazo final para digitalização e inserção no sistema e-Proc/TJTO, fixado pela Portaria, é 30 de setembro de 2014. Conforme a Portaria, as comarcas que possuem acervo físico superior a 800 processos poderão receber o auxílio do Núcleo de Apoio às Comarcas, Nacom, para finalizar a digitalização.

    • Publicações3745
    • Seguidores42
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comarca-de-palmeiropolis-esta-100-digital/127443011

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)