Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nacom digitaliza acervo e Comarca de Axixá entra para a era virtual

    há 10 anos

    A Central de Digitalização, coordenada pelo Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom, concluiu, nesta terça-feira (15/7), a virtualização dos processos físicos remanescentes da Comarca de Axixá do Tocantins, que a partir de agora atuará 100% digital. O acervo foi trazido até Palmas, onde o Tribunal de Justiça instalou a Central, iniciando o trabalho no dia 16 de junho.

    Em 30 dias foram digitalizados e inseridos no e-Proc (Sistema Eletrônico de Processos) 913 processos. A conquista é resultado de um trabalho intenso realizado por quatro servidoras do Nacom e quatro estagiários, frutos de uma parceria entre o TJTO e o Instituto Federal do Tocantins - IFTO. A ação garantiu o cumprimento da Portaria 1656, publicada no Diário de Justiça nº 3348 e que determinada a digitalização integral do acervo físico nas comarcas de 1ª entrância até o dia 15 de julho.

    De acordo com a secretária geral do Nacom, Sheila Nascimento, a dedicação e empenho dos servidores e estagiários foi fundamental para a conclusão dentro do prazo previsto. "A equipe não mediu esforços para cumprir com a meta. Nós trabalhamos fins de semana e até nos horários de almoço e comemoramos hoje a conquista para a Comarca e para o Poder Judiciário como um todo", afirma.

    A secretária geral do Nacom ainda explica que apenas 343 processos não foram digitalizados, pois, estão em fase final, alguns terão cumprimentos cartorários e outros serão arquivados ou extintos. A Comarca é dirigida pelo juiz titular José Roberto Ferreira Ribeiro, que em férias está sendo substituído pelo juiz Jeferson Davi Asevedo Ramos.

    Em substituição, o magistrado Jeferson Davi, titular da Comarca de Augustinópolis parabeniza o trabalho do Núcleo de Apoio às Comarcas. "O Nacom sempre foi muito diligente às nossas solicitações. A atuação do Núcleo é de extrema importância para todo o Poder Judiciário". O juiz também reforça os avanços inerentes à era virtual. "A digitalização garante ao Tribunal de Justiça avanços e mais proximidade do cidadão e das necessidades coletivas, em compasso com as modernidades que se apresentam no mundo".

    A digitalização de processos segue uma das metas da Gestão 2013/2015 do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, que busca dinamizar e acelerar a migração do acervo físico para o meio digital.

    • Publicações3745
    • Seguidores42
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nacom-digitaliza-acervo-e-comarca-de-axixa-entra-para-a-era-virtual/127806969

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)