Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gestão por Competências é divulgado em novas Comarcas

    há 10 anos

    Entre os dias 9 e 12 de setembro a equipe do Comitê de Implantação do Projeto Gestão de Pessoas por Competências percorreu outras sete comarcas sensibilizando magistrados e servidores quanto à implantação do projeto no Poder Judiciário do Tocantins. O Projeto faz parte do Programa de Gestão 2013/2015 do TJTO, se antecipando a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desta vez foram visitadas as comarcas de Goiatins, Pedro Afonso, Itacajá, Guaraí, Miranorte, Miracema e Tocantínia.

    Esta foi a segunda semana de trabalho, que está envolvendo as servidoras Maria Luiza Nascimento, Leila Maia e a juíza auxiliar da presidência do TJTO Silvana Parfieniuk, coordenadora do projeto. “O Comitê vai visitar as 42 comarcas do Tocantins. Já estivemos em 17 unidades e estamos satisfeitos com os resultados. A Gestão por Competências pretende direcionar o desenvolvimento dos profissionais da instituição, valorizando e descobrindo talentos e proporcionando melhorias na qualidade e celeridade da prestação jurisdicional”, avaliou a magistrada coordenadora.

    Em Goiatins a proposta foi bem recebida pelos servidores. Maria das Dores Machado Feitosa, é técnica judiciária e atua na Comarca desde 1998. "Com a implantação desse programa a gente vê cada vez mais o TJ vem trazendo mais facilidades e valorização para nós servidores", disse. O contador judicial José Carlos Pereira da Costa também está com boas expectativas. "Eu achei excelente esse programa, busca preencher uma lacuna entre a visão atual e a futura e isso vai possibilitar nosso ganho em produtividade na prestação jurisdicional", afirmou o servidor.

    Para o diretor do Foro de Porto nacional, juiz Milton Lamenha de Siqueira o programa trará melhorias par a Justiça do Tocantins. "O Tribunal está trazendo novas técnicas de gestão para o interior e isso só vai redundar em benefícios para os jurisdicionados". A assessora jurídica da Comarca Renata Neris acompanhou as explicações dadas pelo Comitê sobre o projeto e ficou animada. "É excelente para que futuramente o Tribunal tenha um planejamento e conhecimento do que cada servidor tem para contribuir com o Judiciário", reforçou.

    Em Itacajá, o trabalho de sensibilização também envolveu o juiz titular da Comarca Marcelo Eliseu Rostirolla. "O programa de Gestão por Competências é de suma importância para o Judiciário, isso aperfeiçoará toda a prestação jurisdicional, beneficiando não só o servidor, mas também o jurisdicionado".

    A apresentação do Comitê trouxe boas expectativas a todos de Itacajá, como o assessor jurídico Tércio Cunha. "O programa é importante para a valorização do servidor e para conseguir potencializar os resultados do Tribunal. Isso vai ajudar a identificar grandes potenciais e redistribuir a força de trabalho visando uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente", declarou.

    A sensibilização termina sempre com a exibição de um vídeo mostrando exemplos de comarcas que já utilizam conceitos do Gestão por Competências e os bons resultados.

    Gestão por Competências

    O projeto, iniciado ainda no mês janeiro deste ano, já concluiu várias etapas, a primeira foi o Planejamento Interno, reunião de Planejamento, entrevista com a alta direção e apresentação para o Comitê Estratégico. Na segunda fase do Projeto, mapeou-se 100% das competências comportamentais dos servidores da instituição. Já na terceira fase, o Projeto descreveu as funções/papeis da instituição com coleta de dados e realizou o mapeamento das competências técnicas, que na sequência foram validadas.

    CRONOGRAMA DOS EVENTOS DE SENSIBILIZAÇÃO RELATIVA AO PROJETO DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

    SEMANAS

    DATAS

    COMARCAS

    2º Semana

    09 a 12/09

    Das 08h as 10:30h na parte da manhã e das 14:00h às 16:30h no período da tarde

    09/09

    10/09

    11/09

    12/09

    Manhã – deslocamento

    Tarde – GOIATINS

    Manhã - PEDRO AFONSO

    Tarde – ITACAJÁ

    Manhã – GUARAÍ

    Tarde – MIRANORTE

    Manhã- MIRACEMA

    Tarde- TOCANTÍNIA

    3º Semana

    16 a 19/09

    Das 08h as 10:30h na parte da manhã e das 14:00h às 16:30h no período da tarde

    16/09

    17/09

    18/09

    19/09

    Manhã - deslocamento

    Tarde – TOCANTINÓPOLIS

    Manhã - ITAGUATINS

    Tarde – AXIXÁ

    Manhã - ARAGUATINS

    Tarde – AUGUSTINÓPOLIS

    Manhã - WANDERLANDIA

    Tarde – FILADELFIA

    5º Semana

    06 a 10/10

    Das 08h as 10:30h na parte da manhã e das 14:00h às 16:30h no período da tarde

    06/10

    07/10

    08/10

    09/10

    10/10

    Manhã - GURUPI

    Tarde- PEIXE

    Manhã- FORMOSO

    Tarde- FIGUEIRÓPOLIS

    Manhã- ARAGUAÇU

    Tarde- ALVORADA

    Manhã- PALMEIRÓPOLIS

    Tarde- PARANÃ

    Manhã- ARRAIAS

    Tarde- deslocamento

    6º Semana

    13 a 17/10

    Das 08h as 10:30h na parte da manhã e das 14:00h às 16:30h no período da tarde

    13/10

    14/10

    15/10

    16/10

    17/10

    Manhã - XAMBIOÁ

    Tarde – ANANÁS

    Manhã - ARAGUAÍNA

    Tarde – ARAPOEMA

    Manhã – COLINAS

    Tarde – COLMÉIA

    Manhã- PARAÍSO

    Tarde- ARAGUACEMA

    Manhã- CRISTALÂNDIA

    Tarde- PIUM

    • Publicações3745
    • Seguidores42
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestao-por-competencias-e-divulgado-em-novas-comarcas/139479589

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)