Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TJTO participa do 100º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de TJs

    há 10 anos

    A palestra do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, abriu nesta sexta-feira (26/10), os trabalhos do 100º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.

    O evento foi aberto oficialmente na quinta-feira (25/10) à noite, com um breve discurso do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha, que agradeceu a presença dos colegas.

    Em seguida, o presidente do Colégio de Presidentes, desembargador Milton Nobre, do Pará, lembrou que a escolha da Bahia para sediar o 100º encontro traz um “simbolismo ao homenagear o estado da Federação onde começou a Justiça do País”, em uma referência à instalação ao Tribunal da Relação em Salvador, em 1609.

    O desembargador também citou dois assuntos de “grande interesse” que serão tratados durante o encontro: a autonomia dos tribunais de Justiça e a revalorização da carreira da magistratura.

    O governador da Bahia, Jaques Wagner, também agradeceu a presença dos presidentes dos tribunais e lembrou que o Judiciário é o “Poder que garante a democracia no Brasil”.

    A palestra da ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, marcou a cerimônia de abertura. Mineira, ela lembrou da criação do Colégio, em Belo Horizonte, há 23 anos. “O objetivo era pensar o Judiciário nos Estados, que detém 80% de jurisdição de todo o povo brasileiro”.

    “Andamos muito nestes 26 anos de Constituição, que se completam no início do próximo mês, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, disse, citando também heranças coloniais culturais que ainda impedem um Judiciário mais célere.

    Também compuseram a Mesa de Abertura o conselheiro Saulo Casali, do Conselho Nacional de Justiça; o corregedor geral da Justiça da Bahia, desembargador José Olegário Monção Caldas; o procurador Geral do Ministério Público, Márcio Fahel, e a defensora-chefe da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vitória Brandão.

    A presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente participa do encontro. A juíza auxiliar da presidência Silvana Parfieniuk acompanha a desembargadora na reunião de trabalho.

    Programação

    Dia 26 – sexta-feira

    - 9h : Palestra do ministro Marco Aurélio Mello, do STF

    - 9h50: Palestra do conselheiro Saulo José Casali Bahia, do CNJ

    - 10h40: Assuntos Internos

    - 14h30: Palestra da ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do STF

    - 15h20: Assuntos Internos

    - 16h10: Palestra do conselheiro Rubens Curado Silveira, do CNJ

    - 17h: Assuntos Internos

    Dia 27 – sábado

    - 9h: Exposição do IDP

    - 9h45: Elaboração da Carta de Salvador

    - 10h: Assuntos Internos

    - 13h: Tarde livre

    Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

    • Publicações3745
    • Seguidores42
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tjto-participa-do-100o-encontro-do-colegio-permanente-de-presidentes-de-tjs/141867442

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)